terça-feira, 31 de maio de 2011

Pontuação de Maio

Que bom que está aumentando a quantidade de concorrentes às primeiras colocações. Na sala “A”, três crianças chegaram ao final do mês com 351 pontos ocupando o 4º lugar.
Obs: A soma de todos os meses valerá o prêmio que o diretor da Escola afirmou, mas a pontuação do chocolate será a de cada mês.


Painel do Mercadinho

O Mercadinho Faz de Conta é uma atividade diária que as crianças estarão praticando até o final do ano. O painel começou ontem com rótulos trazidos por elas e o primeiro rótulo foi fixado pela coordenadora Cláudia que no momento estava visitando a sala.
No primeiro momento são feitos recortes e leitura dos produtos. Quando o painel ficar preenchido, em todos os rótulos serão colados valores para dar início à segunda parte da atividade que é reconhecer e saber manusear as cédulas de R$ 1,00 até R$ 100,00 onde as crianças terão de identificar os valores dos produtos com o dinheiro.
O terceiro momento da atividade será quando tiverem adquirido habilidades nas operações de adição e subtração para fazerem vendas dos produtos e automaticamente efetuarem os valores corretos no recebimento ou devolução de trocos.

domingo, 15 de maio de 2011

Dia das Mães na EMAC

Foi neste sábado (14/05/2011) a comemoração em homenagem às Mães na Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS).
Parabéns mamães! Seus (as) filhos (as) sentiram muito orgulho com a presença de vocês na apresentação deles (as).








Obrigada às professoras Jussara, Mareide (pela colaboração na hora da apresentação), Sara e Larissa pelo trabalho desenvolvido com as crianças na confecção do livrinho e flores que as mesmas ofertaram às mães.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pequenos e fantásticos leitores

Finalizamos o primeiro bimestre na Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS) e temos crianças do 1º ano que arriscam ler algumas palavras.
Parabéns pequenos leitores! A professora está imensamente feliz por vocês estarem se esforçando e avançando com sucesso.  Tudo isso é resultado do comprometimento de vocês com as atividades propostas.
Na leitura do painel silábico exposto na parede, algumas crianças já conseguem formar palavras com até três sílabas simples. Esse painel foi reproduzido no tamanho A4 (frente e verso), com numeração em 237 sílabas e servirá de estudo tanto na sala de aula como em casa, onde o mesmo possibilitará o conhecimento simultâneo das sílabas simples e complexas e dos numerais até a quantidade citada. Com este material elas brincam de formar palavras e automaticamente fazem leitura do que estão produzindo.
Nesta quinta-feira (12/05), algumas crianças receberam revistas 4 Rodas com um texto determinado para procurarem as mesmas junções de vogais das atividades que haviam concluído no caderno. Que felicidade! Sabiam encontrar e ler todas elas.





domingo, 1 de maio de 2011

CAMPEÕES DO MÊS DE ABRIL

Os campeões de abril foram premiados nesta segunda-feira (02/05/11) e a pontuação registrada na tabela do referido mês continua valendo nos meses seguintes até o final de novembro quando serão encerradas as competições. Lembrando que o resultado final da tabela servirá para a escola premiar a criança que obtiver melhor pontuação entre as duas salas no final do ano.
A participação da família é de suma importância no desenvolvimento escolar dos filhos. Enquanto educadora, sob essa linha de pensamento peço que verifiquem sempre os registros de algumas atividades publicadas e acompanhem as tabelas de pontuação, pois é um incentivo e seus filhos sentirão felizes ao perceberem o vosso interesse nas produções deles.





 

CANTANDO E CONTANDO


Música: A galinha do vizinho...

A atividade a seguir teve início na sala de tecnologias (TICs) da Escola Municipal Alcino Carneiro, foi criada no programa PowerPoint e possibilitou a continuidade em sala de aula, sendo desenvolvida em dupla nos dois ambientes. Em todos os momentos da atividade houve uma excelente participação dos alunos, pois em cada etapa concluída teriam pontos registrados na tabela do mês.


Na sala de TICs foi necessário um maior desempenho para atendermos as crianças em todas as solicitações, pois estavam eufóricas para concluírem as atividades e ao mesmo tempo tínhamos de fazer correção e marcar os pontos.
Contudo, quero agradecer o apoio das profissionais da sala de TICs Profª Dalma e sua auxiliar Mareide além da minha companheira de sala Profª Nilva, que ao perceberem o entusiasmo das crianças, também entraram no mesmo clima e passaram a instigar para que concluíssem rapidamente e não deixavam as duplas vizinhas copiarem os resultados alcançados daquelas que terminavam.
A 1ª aula na sala de TICs com a referida atividade aconteceu nos dias 21/03/2011 (sala A) e 24/03/2011 (sala B). Logo em seguida na sala de aula foi entregue um fitilho contendo nome dos numerais de 2 a 10 com um pequeno quadro na frente, fora da ordem seqüencial para que encontrassem no baner exposto na parede, os numerais correspondentes aos nomes e escrevessem nos quadros. Após concluírem recebiam uma folha com nove ninhos (2 a 10 ovos) para colorirem. Quando terminavam, recortavam e colavam na seqüência do ninho que tinha apenas 1 ovo e a galinha que já estava colado no caderno. Na última etapa eles recebiam o fitilho recortado e tinham de localizar os numerais conforme a quantidade de ovos, colar ao lado dos respectivos ninhos, conforme poderão verificar nas imagens.



Atividade criada no programa PowerPoint para a sala de TICS e faz parte do projeto de leitura através de músicas (paródias, cantigas de roda, parlendas), desenvolvido com as crianças do 1º ano "A" e "B" da EMAC.

Nessa atividade pedia o nome de um numeral e dava um prazo para localizarem. À medida que iam encontrando, minimizava a tela para evitar que outros copiassem. Aos que não conseguiam no prazo determinado, localizavam a resposta no data show.




Atividade de quebra-cabeça. Foi utilizado o programa corel Draw para dividir a figura em 16 pedaços e salvá-las como imagem


Atividade de recorte, dividida em três partes: o fitilho - para escrever nos quadros os numerais correspondentes, onde o apoio para pesquisa é o baner exposto na parede da sala; os ninhos para colorir, recortar e colar no caderno (sequência); o cabeçalho, a galinha e o ninho com 1 ovo, indica o início da atividade no caderno (colada pela professora).
Obs: A maioria das imagens e desenhos usadas nas atividades foram extraídos da galeria clipart grátis do google.