sábado, 10 de dezembro de 2011

Os vencedores do Notebook

Dezembro chegou e o final das pontuações também. As tabelas publicadas mensalmente mostram a soma dos pontos que cada criança adquiria durante o mês e conforme o combinado, a soma dos resultados seria levada para conselho de classe, onde os outros professores (Arte, literatura infantil, inglês e educação física) citariam os nomes que mais destacaram em suas respectivas disciplinas. No entanto, os nomes dos mais pontuados estavam na lista de todos eles.
Confiram as tabelas e os vencedores dos notebooks, lembrando que a entrega ainda não tem data definida.
Parabéns, crianças!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Novas réplicas de animais para trilha

Para melhor classificação dos animais foram adquiridas novas réplicas aumentando quantidade de espécies, como o rinoceronte, hipopótamo, tigre, iguana, peixes, lula, polvo, caranguejo, cavalo-marinho, lagosta, mosca, abelha, borboleta, joaninha, gafanhoto, louva-deus, formiga, lacraia, etc.
As crianças ficaram deslumbradas e atentas às explicações.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Finalizada a pontuação de novembro

A última tabela de pontuação do ano correspondente ao mês de novembro foi finalizada no dia 05 de dezembro (segunda-feira). Desta vez não houve empates nas seis primeiras colocações como vinha ocorrendo nos meses anteriores.


Na sala A, uma das crianças viajou e pediu para que a prima (também da mesma sala) recebesse no seu lugar. Na sala B, duas crianças faltaram no dia da entrega da premiação.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Seja feliz na nova morada!

Como poderei esquecer-me do menino que aprendeu fazer continhas de cabeça e os cálculos do Mercadinho Faz de Conta é fichinha para ele? Que lê seus livrinhos de historinha sem precisar da ajuda de ninguém? Que anda apenas usando a ponta dos pés?
Estamos finalizando as nossas atividades de 2011, mas sua partida deixará um vazio na sala, afinal a sua eletricidade contagiava todos.
Seja feliz na nova morada e quando iniciar as aulas em 2012, não dê moleza para seus professores, mostre sua capacidade de aprendizagem, cresça cada vez mais... Explore sua inteligência em seu benefício.
Espero vê-lo novamente. Há! De preferência com um cabelinho mais bonitinho... kkk...
Um grande beijo das professoras Valdeca e Nilva.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Roda de leitura com papai Agoncílio

Estamos chegando ao final das atividades de 2011, mas a presença dos pais continua dando força e empolgando as crianças cada vez mais na roda de leitura. Hoje o pai Agoncílio participou com sua filha e colaborou com outra criança que ainda encontra dificuldade na leitura. A música escolhida foi Minhoca preguiçosa do CD 01 Baby Hits. No final falou sobre a forma de alfabetizar ser bem diferente daquela que ele foi alfabetizado (cansativa). Segundo ele, participa ativamente do desenvolvimento da filha, pois entende que não é apenas colocar a criança na escola, tem de dar suporte e apoio quando precisam.

Maravilhoso pensamento, pai! O nosso desejo é que você e sua esposa sejam uma família sempre participativa e exemplo para tantas outras. Assim também, todas as famílias que estiveram conosco nessa brincadeira de leitura nunca deixem de acompanhar os filhos nas jornadas seguintes, pois essa presença é fundamental para o desenvolvimento tranquilo e seguro de todos eles.

Classificando os animais da trilha


Ainda dando continuidade à trilha, foi proposta outra atividade participativa e significativa para as crianças na terça-feira (29/11/2011). Formou-se um grande círculo e no centro foram colocados 99 dos 111 animais da trilha. Nas salas “A” e “B” as crianças foram divididas em quatro grupos, onde teriam que:

G1 – Separar os domésticos e explicar os ruminantes;

G2 – Separar os silvestres e explicar os vertebrados;

G3 – Separar os peçonhentos e explicar os invertebrados;

G4 - Separar os aquáticos e explicar os mamíferos.

Na primeira parte da atividade um grupo por vez fazia a separação dos animais. Todos eram instigados a revisar os outros grupos à procura de animais que poderiam ser da classe que tinham responsabilidade de organizar. Após concluírem começava a segunda etapa – das explicações. A sala vespertina na separação dos domésticos teve diálogos das crianças da zona rural, que traziam a vivência e o conhecimento deles socializando-os com os da zona urbana.