Que bom a presença de mais um pai nessa brincadeira. O Sr. Vantuil não mediu esforços e deixou o trabalho na zona rural para dedicar um tempinho ao filho que ficou muito orgulhoso.Obrigada pai, pelo incentivo que proporciona ao vosso filho!
Muito legal o resultado da participação de duas mães na roda de leitura no mesmo horário. Foi na sala matutina que ficou dividida em dois grupos, cada um com a presença de uma mãe. Elas participaram da brincadeira, pois o filho e filha já são leitores suficientes para garantirem a permanência sem serem eliminados. Uma das mães é professora de ciências na EMAC (6º ao 9º ano) e colaborou com outra criança. Ao término da leitura seu filho foi explicar como foi confeccionado o painel do corpo humano representado no corpo da profª Nilva.
Dona Odete chegou logo no início das atividades do dia, participou da “roda de leitura uma palavra por vez” garantindo o filho na brincadeira. Após o término mais leitura para as crianças, desta vez no Datashow com a paródia elaborada para trabalhar as boas maneiras no trânsito. D. Odete permaneceu na sala até o horário do recreio, teve oportunidade de observar alguns trabalhos realizados e também cantar com o filho. Obrigada pela presença!

Na perspectiva do trabalho foi explorada a importância da árvore e sua preservação no Meio Ambiente, a chegada da primavera e recordaram as partes da planta, atividade desenvolvida no bimestre passado.
No dia 22/09/2011, as crianças da sala “B” expuseram seu trabalho para quem aproximasse do local, no horário do recreio de forma livre, ou seja, sem comprometimento de estar ali para as apresentações. A maioria delas vinha ao local por alguns instantes quando percebiam aglomerações, preferindo correr pelo pátio, permanecendo no local definitivamente uma média de quatro crianças que empolgaram nas explicações principalmente se fosse para adultos. O mesmo procedimento foi usado para sala “A” no dia 23/09/2011, início da primavera. Nesta sala que é mais numerosa estavam presentes no dia apenas 25 crianças, tive um número maior de participantes para apresentações, porém a que mais destacou e abordava as pessoas para ouvi-la foi a garota Fabiadna. Parabéns!
Agradeço aos funcionários e educadores que pararam para observar o trabalho das crianças e lhes deram atenção. Um agradecimento especial à monitora da sala, profª Nilva que deu ideia de fazer este trabalho de colagem usando recursos da própria natureza, pois já havia feito no ano de 2007 com alunos do PETI.
Muito feliz, Heloísa chegou nesta tarde com a mamãe Orlandina para participar da brincadeira roda de leitura uma palavra por vez. Também esteve presente e observando a nova modalidade de leitura, a estagiária Géssica. Depois das apresentações, questionei a aluna se a mamãe podia brincar ou precisaria dar suporte? Heloísa ficou com dúvida na resposta, mas a mãe afirmou que a filha conseguiria permanecer na brincadeira sem ajuda.