Mais uma vez o espaço educacional foi estendido para o quintal da casa da professora Valdeca numa atividade significativa para as crianças. A II etapa da trilha ecológica de percepção (EMAC) começou no período vespertino com o 1º ano “B” e desta vez a lista de registro dos animais foi programada para crianças leitoras, sendo visual apenas para algumas, especialmente as que chegaram recentemente na escola.
Compareceram para conhecer a trilha o Secretário de Educação Jesus, a diretora de cultura Natalia, o diretor escolar João e a coordenadora Cláudia. No entanto, por ver a atividade como terapia em dias normais de trabalho, a cada um dos presentes entreguei uma folha para registro e lhes propus que entrassem junto com as cinco mães que vieram participar do percurso na presença dos filhos. Eles teriam de localizar os animais – muitos deles camuflados – e anotar a quantidade encontrada por espécie.
Para animar mais o ambiente o secretário acrescentou na trilha duas espécies de animais sem que ninguém percebesse. Uma delas pertencia a lista dos animais planejados, a outra não. Ao sair deixou no verso da folha um recado parabenizando a atividade e contando o que havia feito. No dia seguinte retornou com a esposa e seus filhos que participaram do trajeto e trouxeram outras espécies de animais enriquecendo mais a atividade.
Nos últimos horários compareceram a profª Andrea com o 2º ano “C” junto com as professoras Jussara e Mariana e a inspetora Luciana.
No segundo dia foi a vez do 1º ano “A”, numa manhã bastante participativa por parte das famílias. Conforme havíamos combinado, as crianças que tiveram acompanhantes entraram primeiro na trilha e à medida que iam saindo seus pais começavam.
Em seguida vieram as salas do 2º ano “A” e “B” das professoras Andrea e Nara Simone. No período vespertino compareceu a companheira de quase todas as trilhas, prof. Edivany com o 8º ano “B”.
No terceiro dia, período matutino vieram as prof. Larissa e Eliane com o 3º ano e no vespertino o 7º ano com a prof. Márcia Aranda. Obrigada pela presença de todos e que tenham alcançado excelentes resultados de aprendizagem com a atividade.
Um agradecimento especial ao meu esposo que não mediu esforços para ajudar na construção da trilha. Foi ele quem idealizou e construiu a fazendinha, especificamente para trabalhar os animais domésticos...
Obrigada à Nilva... Companheira de trabalho que está sempre pronta para enfrentar os obstáculos diários tornando-os mais fáceis de vencer.