sexta-feira, 24 de junho de 2011

Corpus Chisti

Para simbolizar o cálice usado na consagração do vinho nas Missas, as crianças do primeiro ano usaram principalmente o milho, arroz e o pó de serragem.
No dia 21/06/11 a sala “A” fez colagem na metade do cálice deixando a outra parte para a sala “B”. Para melhor desempenho do trabalho, pequenos trechos do desenho eram cobertos com cola, onde cada espaço era responsabilidade de uma dupla para colar o milho/arroz. Com cautela a tarefa foi distribuída para no máximo 6 crianças por vez. Foram visitar na hora da atividade em sala de aula as coordenadoras Cláudia de Azevedo e Valdeni com a filha Caroline, o diretor João e a estagiária Géssica.






sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plantando uma árvore

Atendendo um convite do delegado Dr. Camilo, as crianças do 1º ano “B” foram até a delegacia plantar uma árvore que o mesmo havia escolhido no dia da Parada Ecológica (09/06) que aconteceu na frente da Escola Municipal Alcino Carneiro.
As crianças bem acolhidas ouviram do delegado conselhos de boa índole e informações importantes, dentre elas o número “190” usado para conectar a polícia quando há necessidade de fazer denúncias. Logo depois todos foram plantar a pequena árvore e tiveram a oportunidade de cantar para os presentes a música da Trilha Ecológica.
O nosso agradecimento aos que proporcionaram este momento diferente do cotidiano, mas de extrema importância na busca de aprendizagens.

Matemática com animais da Trilha


Um dos objetivos da atividade era fazer as crianças reconhecerem os sinais das operações de adição e subtração. Na sala matutina foi oferecido três espécies de animais da trilha, onde era sugerida uma determinada quantidade de animais em duas espécies. Quando separavam, era-lhes proposto que usassem os sinais adequados nas operações exigidas e os seus respectivos resultados. Com a sala vespertina foi usado apenas aranhas pela quantidade de bichinhos disponíveis, pois queria analisar a capacidade deles principalmente na adição. Alguns deles se limitaram em contar apenas nos dedos, outros preferiram contar os animais.

Reinventando Histórias

      Como é gostoso viajar no mundo da imaginação! Frente a uma folha de papel com desenhos produzidos sobre a história dos Três Porquinhos, a pequena Emilly Vitória destacou na apresentação que ocorreu ontem (16/06) na sala vespertina. Sentada sobre a mesa, recostada na parede e perninhas balançando ao ar, parecia ter transportado daquele ambiente para a ficção. Olhares fixos sobre seu desenho, ela falou seguramente durante cinco minutos aos seus colegas, professoras e uma estagiaria que se encontrava na sala durante as apresentações. Parabéns, garota!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os melhores na Trilha

Terminou nesta terça-feira (13/06) a correção da Trilha Ecológica no ambiente de sala de aula. Por ordem de chamada as crianças falavam a quantidade de animal encontrada e esta era registrada numa planilha diretamente no computador. Para cada animal marcava-se um ponto.
Havia um combinado em que cada animal excedente da quantidade existente na trilha eliminaria outro da mesma espécie. Se a quantidade excedente fosse superior a existente, anularia a pontuação do animal. Neste combinado foram trabalhadas as operações de adição e subtração onde algumas crianças usavam os dedinhos das mãos para obterem os resultados.
As campeãs de observação foram: Larissa com 60 pontos (1º ano “A”) e Emilly Vitória com 48 pontos (1º ano “B”), o que significa que a sala matutina foi melhor observadora do que a vespertina.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cantando a música da trilha


Com que entusiasmo as crianças estão cantando a música que foi criada com os animais da trilha. Através dela serão trabalhados os diversos animais que foram camuflados no percurso, o respeito e como preservá-los, a leitura e as rimas.

Trilha Ecológica

Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou.
Rá, rá-rá, os animais irei visitar:

O dinossauro inteligente;
A cobra é uma serpente.

O perigoso tubarão
E o felino leão.

A onça enfurecida
E a arara colorida.

Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou.
Rá, rá-rá, os animais irei visitar:

A galinha de angola vai cantar,
Para o lobo-guará.

O cavalinho trotador;
O sapo é pulador.

O macaco palhacento;
O jabuti é muito lento.

Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou.
Rá, rá-rá, os animais irei visitar:

O porquinho roncador;
O veado é saltador.

Leão-marinho atraente;
O jacaré é sorridente.

O elefante “Doutor”;
O golfinho é nadador.

Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou.
Rá, rá-rá, os animais irei visitar:

A vaquinha Mimosa;
A aranha é venenosa.

O burrinho empacador;
O ratinho é roedor.

A ema e a girafa num alvoroço,
Para medir o seu pescoço.

O ursinho rebolador,
Vai mostrar onde estou.

Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou.
Rá, rá-rá, os animais irei visitar.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

ADOTE UMA ÁRVORE

O site http://alcinopolis.com/ e membros da comunidade local adquiriram 200 mudas de árvores para doar nestes dias em que caracteriza a Semana do Meio Ambiente. São pés de Ipês (roxo, lilás, branco), Pau Pombo, Cedro Italiano, Cambaú, Sangra d’água, Tarumã, Ingá Pobre e Ingá Doce.
O delegado fez um convite às crianças para irem visitar a delegacia e plantar uma árvore. O dia ainda não foi confirmado, mas provavelmente será nesta próxima semana.


O proprietário do Táxi Fortaleza fez questão de afirmar às crianças que se preocupa com o Meio Ambiente e é um dos colaboradores para a aquisição das mudas.



  Na distribuição das mudas houve participação dos alunos do 1º ano “A” e “B” da EMAC (Alcinópolis/MS) e APAE. Com o apoio da Polícia Militar e o Delegado Dr. Camilo, as crianças abordavam as pessoas na frente da escola, ofereciam uma muda de árvore e procuravam se tinham espaço para plantar e se desejavam cuidar da mesma. Entregavam uma folha para a escolha da espécie e agradeciam pela atitude tomada.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Trilha Ecológica de Percepção

Começou nesta terça-feira a Trilha com a sala do 1º ano “A” nos três primeiros horários do período matutino e as crianças participaram ativamente da atividade. Nos 4º e 5º horários compareceram as professoras Andréa e Nara Simone com as salas do 2º ano “A” e “B”. Da mesma forma ocorreu no período vespertino com a sala do 1º ano “B” e logo em seguida as professoras Andréa, Andreisse, Sueliane, Jussara e Mareide trouxeram as salas do 2º ano “C” e “D”. Compareceram no local outras pessoas ligadas à comunidade escolar, Cláudia Azevedo (coordenadora), Marta (odontóloga), Jorge (inspetor de alunos) e também mãe de aluno.

Na quarta-feira no período matutino vieram os alunos do 5º ano “A” com a professora Andreisse, 6º ano “A” com profª Edivany e 7º ano “A” com Profª Márcia Aranda. Vieram para conhecer a trilha (2011) as professoras Larissa, Sara e Romilda. Finalizaram a visita de dois dias na trilha os alunos do 5º ano “B” na companhia da profª Andreisse e Genir (inspetora de alunos).























Agradeço a Deus pelas oportunidades de trabalho, pelo esforço do meu esposo que sempre ajuda na construção das trilhas.
Obrigada a minha companheira de sala Nilva e as professoras que optaram por diversificar o ambiente de trabalho nesta Semana do Meio Ambiente trazendo seus alunos na Trilha Ecológica de Percepção.
 Parabéns a vocês educadoras e colaboradores, que decidiram testar a percepção e participaram da trilha junto com os alunos.