quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ativ_ CORPO HUMANO




Atividade de recorte, colagem e quebra-cabeça que foi realizada nesta quarta-feira (31/08) com as crianças da sala “B” e sexta-feira (01/09) com a sala “A”.
Com propósito de trabalhar as partes do corpo humano, a professora riscou o próprio corpo no papel com as partes: tronco, membros superiores e inferiores. A sua cabeça feita de imagem fotográfica foi dividida em 12 partes formando um quebra-cabeça.




As crianças foram divididas em quatro grupos, onde três deles seriam responsáveis em recortar papel e colar sobre as partes do corpo que lhes foram designadas. O grupo responsável pela cabeça ficou separado, pois não sabiam de quem se tratava. O combinado era não falar nada quando descobrissem, mas após os outros grupos terem concluído o trabalho, eles teriam de dar pistas sobre do quebra-cabeça, exemplo: pessoa muito conhecida, possui cabelo comprido, preto, usa brinco, corrente, etc., até que as demais descobrissem. Na sala “B”, quando uma das crianças disse ser uma pessoa muito conhecida, ouve uma que falou: “- É o presidente Lula!”.
Na sala vespertina foi preciso o grupo responsável da cabeça revelar quem era a personagem da colagem; já na sala matutina a imagem usada foi da professora Nilva e as pistas possibilitaram a maioria das crianças descobrirem. Os dois cartazes estão expostos na sala para visualização dos nomes das partes do corpo humano.

Mamãe Flaviane na roda de leitura



Danielli da sala “B” mora na fazenda e antes de entrar na sala de aula veio contente contar que a mamãe estava na cidade e mais tarde ia à escola para participar da roda de leitura.

Dona Flaviane participou garantindo a permanência da filha na brincadeira até o término e garantiu que vai voltar logo para participar novamente. Que bom! Volte sempre!

A música que fizeram a roda de leitura foi o galo e a galinha:

O galo e a galinha


O galo e a galinha
Foram a uma festa em Portugal
O galo foi de calça
E a galinha de avental


Era de frente pra frente          (bis)
Era de trás pra trás

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Papai Jurair e mamãe Iralda na roda de leitura_

Que orgulho sentiu a Eduarda Rodrigues do 1º ano A nesta terça-feira, com a presença de seus pais na roda de leitura ou leitura continuada. Eles garantiram a presença da filha do início ao término da brincadeira.
Obrigada pais por este momento único que irá contribuir no desenvolvimento de vossa filha, também pela oportunidade de dialogar e juntos encontrarmos um caminho para melhor desempenho da Eduarda.
Sejam sempre bem vindos!

sábado, 27 de agosto de 2011

Mamãe Viviane e a roda de leitura_


Nesta semana recebemos Viviane, a mamãe do Lucas Vinícius (sala A) que veio participar da "roda de leitura uma palavra por vez", atividade que envolve atenção, percepção e leitura nas letras das músicas que as crianças já aprenderam.
Na atividade o próprio filho teria de explicar à mãe as regras da brincadeira e a mesma teria a responsabilidade de colaborar com filho para que o mesmo permanecesse até o término da leitura.
Dentro do tema folclore foi escolhida a letra da música “O saci é meu xodó” (Música: Pai Francisco).

O saci vive na mata.
Ele pula num pé só,
Pororó-pó-pó.
Sua roupa é vermelhinha,
Fuma cachimbo,
ele é meu xodó.

Ele é xereta
E usa gorrinho,
Fazendo careta
E dando pulinho.

Valeu, mamãe!
Volte sempre!

domingo, 21 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS

Foi ontem a comemoração do dia dos pais na EMAC. Numa manhã gelada, mas o calor humano fez com que as crianças cantassem com voz forte para alegrar seus pais.
Por algum motivo, talvez o frio... infelizmente, das 51 crianças do 1º ano compareceram 16 para apresentar e prestigiar os pais presentes.
 
Além das apresentações dos alunos, teve palestra sobre a saúde do homem promovida pela Secretaria de Saúde e logo após foi servido um delicioso café da manhã com muitas frutas.

sábado, 13 de agosto de 2011

"Uma palavra por vez!"

A nossa brincadeira de roda de leitura ou leitura continuada "uma palavra por vez" iniciou dia 08/08/2011.
A atividade tem objetivo de prender a atenção das crianças instigando-as à leitura das músicas que aprendem em sala de aula. A partir da apreensão da melodia, a letra da música é colocada para que façam a identificação das palavras que cantam.
A sala A foi dividida em quatro grupos, devido ter 28 crianças, enquanto a sala B (23 crianças) ficou dividida em dois grupos. Em cada grupo eram escolhidas de 2 a 3 crianças para coordenar a leitura por dez minutos. No primeiro momento foi escolhida uma paródia com apenas uma estrofe composta por quatro versos.
Completado o tempo, a brincadeira seguia conforme as regras:
·         Cada criança só fala uma palavra por vez, independente da quantidade de sílabas;
·         A criança é excluída da rodada, se:
*      Falar palavra errada;
*      Falar palavra a mais;
*      Deixar de falar a palavra;
·         A brincadeira acaba quando chega ao final do texto, sendo vencedoras aquelas que conseguem chegar ao término sem cometer nenhumas das falhas citadas acima. Em seguida, a brincadeira reintegra todos componentes do grupo para reiniciar e dar oportunidades aos que saem dela.
No final todas as crianças são premiadas com balas, tendo maior quantidade os que atingem o final.
Essa é uma das atividades de leitura que irá ser trabalhada pelo menos duas vezes por semana e pode ser trabalhada com toda a sala em um único grupo. Exemplo, a professora começa com a primeira palavra e a criança seguinte será direcionada através da lista de chamada, ou seja, a professora fala o nome da criança e ela fala a palavra seguinte de música. Dessa forma tem de fazer um combinado, onde o silêncio será absoluto, sendo quebrado apenas quando a professora ditar o nome que deverá fazer leitura da palavra seguinte.
Vão ser encaminhados convites (por escrito) às famílias das crianças com maior dificuldade de identificação das palavras, especialmente aquelas que acompanham as atividades de casa do (a) filho (a), para que venha em momento oportuno participar da brincadeira, também serem responsáveis de não deixar a criança ser eliminada, faturando os pontos que valem o chocolate do mês.
Aguardem!

Vejam as imagens das primeiras atividades dessa modalidade!







Reproduzindo texto com alfabeto móvel

Com a música “Dinossauro inteligente” exposta na lousa e banner, as crianças do 1º ano “A e “B” divididas em grupos escreveram o texto com o alfabeto móvel. Eram grupos grandes, mas o objetivo era proporcionar o aprendizado entre eles mesmo, onde as crianças com maior apreensão da leitura pudessem expor as formas corretas da escrita para aqueles com maior dificuldade. Foram registrados alguns momentos em que discutiam erros/acertos. A minha única intervenção foi no momento em que davam a tarefa por finalizada... Pedi para fazerem a correção novamente, pois tinha algo que não estava de acordo com o texto da lousa.