segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Investimento no trabalho

Com a aquisição de um Datashow para uso diário em sala de aula, mudou completamente o ambiente e as atitudes tanto minha enquanto educadora quanto das crianças. Uma das maiores expectativas era obter maior agilidade na transposição da lousa (substituída pela imagem focada) para o caderno e todas em tempo real, ou seja, vai digitando devagar para elas acompanharem. Outra inquietude minha era quando estava na lousa copiando, percebia a dificuldade de algumas crianças para situarem as palavras que estavam escrevendo e tinham na frente uma professora num ziguezague atrapalhando essa visão.
O problema foi solucionado, as crianças copiam sem nada as atrapalhar e estão tendo maior atenção e melhor compreensão nas explicações das atividades. Nas cópias das letras das músicas, estão mais ágeis para concluírem; nos ditados de palavras/frases, corrigem as possíveis falhas sem dificuldades.
É em meio a esse treinamento que as crianças estão obtendo a aquisição da grafia. Observem nas imagens, dois momentos de ditado (com palavras e com frases), como elas vão evoluindo a aprendizagem.
Um dia antes do ditado de palavras foi trabalhada a música "Marinheiro só", da qual foi retirada algumas palavras. A primeira "navio" quase todos acertaram, mas na segunda "daqui", ouve oito formas diferentes de escrita.

 No outro dia foi feito o ditado com frases e a música ainda não tinha sido trabalhada em sala. Fiquei surpresa com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário