quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Classificando os animais da trilha


Ainda dando continuidade à trilha, foi proposta outra atividade participativa e significativa para as crianças na terça-feira (29/11/2011). Formou-se um grande círculo e no centro foram colocados 99 dos 111 animais da trilha. Nas salas “A” e “B” as crianças foram divididas em quatro grupos, onde teriam que:

G1 – Separar os domésticos e explicar os ruminantes;

G2 – Separar os silvestres e explicar os vertebrados;

G3 – Separar os peçonhentos e explicar os invertebrados;

G4 - Separar os aquáticos e explicar os mamíferos.

Na primeira parte da atividade um grupo por vez fazia a separação dos animais. Todos eram instigados a revisar os outros grupos à procura de animais que poderiam ser da classe que tinham responsabilidade de organizar. Após concluírem começava a segunda etapa – das explicações. A sala vespertina na separação dos domésticos teve diálogos das crianças da zona rural, que traziam a vivência e o conhecimento deles socializando-os com os da zona urbana.



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